Nossa História

Tudo teve inicio em uma fazenda. Residindo nas encostas de São Lourenço, D.Benito Maria da silva Cruz teve noticia, que o então governador da Bahia, estava vendendo terras pertencentes à Sesmaria do Médio São Francisco. D.Benedita convidou seus quatro filhos para comprarem terás na região. Assim foram compradas as fazendas Abobreira, Olho Dágua, são Mauricio, Boa Vista, Alegre e Brejo da Brasida, reuniu-se em uma só fazenda e foi denominada fazenda Gruna ou Granja de São Lourenço. Tal área de terra custou o equivalente a 200 vacas.

Anos depois estas terras vem a pertencer ao Sr. Jose Bruno da Cruz, neto de D.Benedita, onde hoje se localiza a cidade de Umburanas.

A cidade teve como os primeiros moradores João Cardoso da Silva e João Tropeiro, oriundo da floresta do navio, Sertão de Pernambuco, que após trabalhar alguns anos em Moro do Chapéu com Cel. José Rufino, deslocou-se para um povoado conhecido por Alagoinhas do município de Campo Formoso – Ba.

Em data de 26 de março de 1926, João Tropeiro, convida seu colega João da Silva Lima para uma caçada. Adentre uma floresta escura e alta cujas árvores tinham o nome de Umburana de Cheiro. Encantado com o lugar João Tropeiro resolve ficar e construir uma moradia, despachando seu amigo João Silva para dar um recado desta nova área.

Logo depois começaram a atividades agrícolas na região logo chegaram os senhores Euzébio Vieira da Cruz, Raimundo Paixão, Tiago Pereira da Silva e outros mais, denominando a terra de Umburanas.

Inicialmente Umburanas pertencia ao distrito de Delfino então pertencente ao município de Campo Formoso – Ba.

Umburana foi elevada à categoria de distrito em 23 de fevereiro de 1983. O cujo projeto foi aprovado pela assembléia legislativa do estado da Bahia em 28 de outubro de 1986, acontecendo o plebiscito em 08 de janeiro de 1989.

A primeira eleição para vereadores e prefeito aconteceu em 15 de novembro de 1989, na ocasião foi eleito o seu primeiro prefeito o Dr. Jeovando Lopes de Almeida.